QUAIS FILOSOFIAS TEMOS SEGUIDO?

0

“Tende cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo” (Colossenses 2.8).

Já que hoje se comemora o Dia do Filósofo, que tal filosofarmos um pouco acerca do nosso estilo de vida? Para começarmos, precisamos entender que a palavra “filosofia” tem origem no grego e quer dizer “amor” ou “amizade” (filos) e “sabedoria” ou “conhecimento” (sofia). O trecho bíblico destacado mostra que existe uma filosofia de Cristo, a qual fomos chamados para seguir. Partindo desses conceitos, compreendemos que há uma sabedoria divina que devemos amar, um conhecimento de Deus pelo qual devemos viver.

“Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade, e, por estarem Nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude.” A plenitude da vida está em Jesus, pois Ele é o “caminho, e a verdade, e a vida”, pois é o único capaz de nos conduzir ao Pai (João 14.6). A filosofia proposta por Deus está, portanto, centrada em Jesus. Amar a sabedoria divina é seguir a Cristo, é viver nesse “Caminho”.

Por outro lado, a Palavra também diz que há outras filosofias, que são vãs e enganosas. Ainda que o mundo tenha palavras persuasivas (Colosseses 2.4), isto é, convincentes, não quer dizer que sejam verdadeiras. Pelo contrário. Para enganar alguém, é preciso chegar perto da verdade, como a serpente fez com Eva no Jardim do Éden ao distorcer a Palavra inquestionável de Deus. O engano é algo que faz até sentido, pois tem lá um fundo de verdade, mas leva à morte, pois mistura-se à mentira.

Muitos acham, por exemplo, que, por creem em Deus Criador, estão salvos. Deus é salvação, porém, para se chegar até Ele, há um caminho para acessá-Lo, que atende pelo nome de Jesus. É fácil sabermos se nosso estilo de vida verdadeiramente está ligado a Cristo a partir do “caminho” no qual temos andado. Jesus tem sido o centro? Ele tem movido a sua vida? Afinal, qual é a filosofia que você tem seguido? “Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos de morte” (Provérbios 14.12). Não baseie a sua vida pelo que a sociedade dita, não vá pela ideia dos outros ou, como disse Paulo, não se fundamente “nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo”, pois essas são vãs e enganosas filosofias.

Fonte: http://www.lagoinha.com/ibl-vida-crista/quais-filosofias-temos-seguido/

você pode gostar também Mais do autor