O valor da sabedoria

0

Algumas vezes, não sabemos o que fazer. Se soubermos, também será importante saber onde, como, quando, porque e com quem, se for o caso. Precisamos fazer o que é certo, mas não pode ser no tempo errado. Também não adianta ser no tempo certo, se a maneira for incorreta.

Como disse Salomão, existe um tempo adequado para todo propósito debaixo do céu, e o coração do sábio discernirá o tempo e o modo (Ec 3.1; 8.5).

Tudo isso nos lembra uma receita de bolo que menciona os ingredientes e o modo de preparo, incluindo o tempo e a ordem. Esses elementos determinam o resultado e sua qualidade: se será um bolo ou uma mistura indecifrável; se haverá forma, beleza, cor, sabor e valor nutricional. O resultado geralmente é inalterável. Por isso, devemos tomar cuidado.

O relato da criação, em Gênesis 1, nos mostra a sabedoria divina em ação. Deus fez tudo da melhor maneira e na ordem certa. Por exemplo, ele não criou os peixes antes de criar a água.  Nós também devemos observar a ordem das nossas realizações. A inversão pode ser perigosa, complicando a existência humana. É o que pode ocorrer com quem faz sexo antes do casamento ou quer ganhar muito dinheiro sem trabalhar.

Nossas vidas envolvem muitos fatores, pessoas e situações, em misturas definidas, quase sempre, por nossas escolhas e decisões. A qualidade final depende de combinações caracterizadas, não apenas pelo que é certo, mas pelo que é certo e bom.

Que Deus nos ajude e nos dê a prudência necessária para colocarmos em ordem todos os aspectos das nossas vidas: trabalho, estudo, relacionamentos, saúde, finanças e espiritualidade.  Errar na medida ou desprezar um ingrediente pode comprometer o resultado.  Os mais jovens, principalmente, devem atentar para tudo isso, pois estão no tempo de fazerem importantes escolhas para toda a vida.

Para reger tantas questões, precisamos de sabedoria, a qual pedimos que Deus nos conceda. Com isso, não temos a presunção de sermos perfeitos, mas fazermos o melhor possível. Sobretudo, devemos ler a Bíblia, pois ela traz valiosas instruções para nós.

Pr. Anísio Renato de Andrade

Devocional Original: Lagoinha News.

você pode gostar também Mais do autor