O Espírito Santo que dons, talentos e habilidades recebemos do Pai- Pr. Sinaldo Ramos 09-03-2018

0

O Espírito santo implantou grandiosidade em nosso ser.

O Espírito Santo é um dom. E também é quem concede dons. “Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos filhos,quanto mais o Pai que está no céus dará o Espírito Santo quem o pedir!” (Lucas 11.13)

O Espírito Santo nos concede  dons e talentos; dons naturais  e espirituais! ” Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo. Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo […] Pelo Espírito , a um é dada a palavra de sabedoria; a outro pelo mesmo Espírito, a palavra de conhecimento; a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de curar, pelo único Espírito…” ( 1 Coríntios 12.4,5,8,9)

Fatos importantes  com relação aos nossos dons, nossos talentos e nossas habilidades:

1. Lembre-se de que ninguém mais [ além de Deus e de você ] está ciente de todos os dons que o Espírito Santo colocou em você.

O Professor do famoso cantor de ópera  Enrico Caruso disse que ele não tinha  voz e não podia cantar. Walt Disney foi demitido de um jornal porque disseram que ele “Faltava idéias”.

Um perito disse a respeito do famoso técnico  de futebol americano, Vince Lombardi: “O conhecimento dele é mínimo. Ele não tem motivação”.

Com relação a Fred Astaire, um memorando de 1933, de um diretor de elenco da MGM, dizia: “Ele não sabe atuar. É um pouco calvo. Saber dançar um pouquinho”.

2. Seus dons podem não surgir imediatamente, mas sim ao longo de um período.

Dezoito editores recusaram o livro de Richard Bach, sobre o vôo de uma gaiovota, antes que a editora MacMillan finalmente  o publicasse em 1970. Ao fim de 1975, o livro Jonathan Livinston Seagull havia vendido mais de sete milhões de cópias apenas de EUA.

3. Seja paciente enquanto se prepara e desenvolve os seus talentos.

Beethoven tocava mal o violino e preferia  executar suas próprias composições a melhorar sua técnica. “Procure apresentar-se a Deus aprovado…” (2 Timóteo 2.15)

4. Não fique desestimulado se tiver vários fracassos

Walt Disney á falência várias vezes antes de construir a Disneylândia. A maioria das pessoas que realiza grandes feitos também coleciona fracassos incríveis. Lembre-se do apóstolo pedro. Ele era fraco e sentiu-se intimidado [ao ser confrontado] por uma mulher na residência do sumo sacerdote. No entanto, ele se tornou um grande pregador no Dia de Pentecostes. Os historiadores afirmam que ele também foi crucificado e que, antes de morrer, pediu para que a cruz fosse colada de cabeça para baixo, pois ele não se considerava digno de ser crucificado como Jesus.

” E não nos cansemos de fazer o  bem, pois no tempo próprio colheremos, senão desanimarmos” (Gálatas 6.9). ” Pois  ainda que o justo caia sete vezes, tornará a erguer-se” (Pv 24.16a).

6. Use seus dons para abençoar as pessoas próximas a você.

Alguns passam a vida inteira procurando um local para ” Pousar” Existe um ditado antigo que pouca gente compreende de verdade: ” Floresça onde estiver plantado ” “Quanto lhe for possível, não deixe de fazer o bem a quem dele precisa” (Provérbios 3.27)

Quando você obtiver sucesso sobre as circunstâncias presentes, alguém ” no palácio ” irá  chamar você, como faraó fez com José (Gênesis 41.14).

6. Tenha esperança de que seus dons e talentos irão colocá-lo diante de homens importantes.

“Você já observou um homem habilidoso em seu trabalho? Será promovido ao serviço real; não trabalhará para gente obscura” ( Provérbios 22.29)

Quando José interpretou o sonho do copeiro, isso o levou até o faraó. Davi foi levado á presença de Saul como músico e compositor.

7. Aceite a realidade de que seus familiares podem não ficar feliz com seus dons.

José passou por isso. Seus irmãos não queriam reconhecer o dom de Deus que havia nele. Entretanto  José sabia que sua habilidade para interpretar sonhos vinha de Deus.

Jesus foi desprezado por seus próprios familiares que não acreditaram nele ( João 7.5) e até acharam que Ele estava fora de si (Marcos 3.21).

Nunca perca as esperanças porque sua fé [pode tornar-se] eficaz no “pleno conhecimento de todo o bem que temos em Cristo” (Filemon 1.6).

8. Fale com outras pessoas sobre os dons que há em você, concedidos pelo Espírito Santo.

Não é errado dizer o que você consegue fazer, em dizer aos outros que dons você tem dentro de sim.

Quando o copeiro deixou a prisão em que josé era o administrador, este havia dito que não fizer nada para estar ali. José pediu para o copeiro falasse a respeito dele na corte. O homem só se lembrou disso ano depois.

O próprio jesus mencionava os dons que possuía e que podiam abençoar outras pessoas. Ele disse à mulher no poço que podia dar-lhe água viva e que ela nunca mais teria sede (João 4.14). ” Agora lhes pedimos, irmãos , que tenham consideração para com os que se esforçam no trabalho entre vocês, que os lideram no Senhor e os aconselham” (1 Tessalonicenses 5.12)

Pr. Sinado Ramos

 

você pode gostar também Mais do autor