Não desperdice sua quarentena

0

Cristãos são chamados a glorificar a Deus em tudo o que fazem (1 Co 10:31), mas como que podemos colocar isso em prática em uma situação de pandemia? O que Deus requer do Seu povo em meio a uma crise mundial? O mesmo que Ele requer em tempos tranquilos: amar o Senhor de todo o coração, força e alma, e amar o próximo como a nós mesmos.

Assim, da mesma forma que não podemos desperdiçar nossa vida, não podemos desperdiçar nossa quarentena.

1. Coloque sua leitura bíblica em dia

“Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.” Salmos 1:2

Mesmo em um momento em que não socializamos tanto quanto queríamos, nós podemos regar o maior e mais importante relacionamento que nós temos, o relacionamento com Jesus.

Faça um desafio para ler o máximo que puder das Escrituras ou estudo profundamente algum livro da Bíblia. Aproveite para tirar suas dúvidas teológicas e buscar entender passagens bíblicas mais difíceis. Você não precisa estar com muitas pessoas para poder se relacionar, basta só uma.

2. Evangelize mais!

“E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!” Romanos 10:15

Graças a Deus pela tecnologia! Hoje, podemos compartilhar o evangelho de várias formas. Comece a fazer chamadas de vídeo intencionais, ligue para seus amigos e fale sobre a beleza e a glória do Evangelho. Seja criativo!

Com este cenário, muitas pessoas podem estar mais abertas para ter uma conversa sobre a eternidade. O melhor é que você, cristão, tem as respostas que essas pessoas procuram. Compartilhe sobre a vida eterna!

3. Fortaleça a fé de seus irmãos

“Como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo”. Provérbios 27:17

Deus nos deu irmãos e irmãs na fé para nos encorajar e para encorajarmos. Precisamos de comunhão e conversas profundas sobre a nossa fé. Busque isso!

Ligue para sua família da fé, faça chamada de vídeo com outros crentes e fale sobre assuntos espirituais ou faça um estudo bíblico em conjunto. Vamos passar a eternidade com essas pessoas, precisamos gostar de estar com elas.

4. Pense nas coisas do alto

“Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra.” Colossenses 3:2

Cuidado com o que você assiste e ouve! Incredulidade, ansiedade e desesperança podem assombrar o coração e a mente do cristão quando ele se alimenta de notícias, filmes, séries, músicas e livros que não edificam e mostram um mundo sem Deus.

Medite em Filipenses 4:6-8, que diz:

“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.”

O que devemos fazer quando a ansiedade nos tenta? Levar a Deus em oração. O que deve ocupar a nossa mente? O que é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável. Você está pensando nessas coisas?

5. Alimente-se da verdade

“Não porei coisa injusta diante dos meus olhos; aborreço o proceder dos que se desviam; nada disto se me pegará. Longe de mim o coração perverso; não quero conhecer o mal”. Salmos 101:3-4

Louvado seja Deus pelos livros e filmes que edificam a nossa fé! Encha a sua mente com aquilo que pode fortalecer a sua fé, não destruí-la. Leia livros de bons autores cristãos, assista filmes e vídeos cristãos, leia bons blogs, escute músicas que falem sobre a fidelidade e bondade de Cristo.

Deus nunca nos pede apenas para tirar o que é ruim, Ele nos diz para tirar o que é velho e se revestir do novo. Faça isso! Tire aquilo que danifica suas afeições por Cristo e coloque aquilo que engrandece e glorifica o Senhor Jesus.

Aproveite-se de tudo o que se encaixa na lista de Filipenses 4:8 e glorifique a Deus com o seu entretenimento!

6. Segure as promessas de Deus

“Porque o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dá graça e glória; nenhum bem sonega aos que andam retamente.” Salmos 84:11

Tudo o que o Senhor Deus promete, Ele fará! Lembre o seu coração das promessas do Pai e nunca se esqueça que Ele nos sustenta e guarda! Faça uma lista com as promessas de Deus para fortalecer sua fé e busque memorizá-las!

Confiança nas promessas de Deus nos encoraja a batalhar contra o pecado. Tenha e segure essas promessas. Que possamos amá-las e tê-las como tesouros, porque elas são!

7. Ore!

Oração é vital para a vida cristã. Todo verdadeiro cristão ora! J.C. Ryle diz assim:

“Você não pode conhecer a Deus em Cristo se não falar com Ele em oração. Se você quer estar com Ele no céu, você deve ser um de Seus amigos na terra. Se você quer ser um de Seus amigos na terra, você deve orar”.

Por meio da oração, o Senhor fortalece a nossa fé e nos faz ver quão real é a fidelidade e bondade Dele! Ele é o autor e consumador de nossa fé. Não tenha pressa na oração. Como um crente, você é convocado para ter intimidade com o trono da graça, desfrute e derrame seu coração. Leve a Cristo seus medos e ansiedades, porque Ele cuida de você!

Aproveite para orar pelos seus irmãos, sua família, pela conversão daqueles que não conhecem o Senhor, pela sua igreja local e por tudo aquilo que o Senhor colocar em seu coração.

Nessa quarentena, faça o que Deus te chama para fazer sempre. Ame, sirva e obedeça.

você pode gostar também Mais do autor