DEUS TEM “CIÚMES” DE NÓS

Devocional

0

“Ou vocês acham que é sem razão que a Escritura diz que o Espírito que Ele fez habitar em nós tem fortes ciúmes?” (Tiago 4.5).

Parece estranho ler que Deus tem “ciúmes”, afinal, essa é uma característica própria do ser humano. Por isso, para entendermos passagens bíblicas como a citada acima, precisamos nos lembrar que a Bíblia usa de várias formas de linguagem e uma delas é o antropomorfismo. O antropomorfismo ocorre quando utilizamos de características humanas para falar de Deus. Esse é o caso do trecho de Tiago 4.5 quando diz que o Espírito Santo de Deus tem “fortes ciúmes” de nós. Na verdade, esse “ciúmes” não é manifestado exatamente como o homem manifesta. Isso porque Deus não perde o controle e nem a razão, ao contrário do que muitas vezes ocorre com uma pessoa enciumada.

Além disso, essa espécie de “ciúmes” de Deus não é sem motivo. No verso anterior, em Tiago 4.4, a Palavra diz que quem se faz amigo do mundo se faz inimigo de Deus. É essa a atitude descrita na carta de Tiago que causa “ciúmes” no Senhor, isto é, uma forte reprovação em vista do amor que Ele tem por nós. Quem ama não aceita que o alvo de seu amor ande por caminhos contrários aos dele. Menos ainda Deus, que é o próprio amor, irá aprovar comportamentos depravados vindos de nossa parte. Portanto não desagrade ao Senhor tentando agradar o mundo. “Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele” (2 João 2.15).

você pode gostar também Mais do autor