Cristão e Política: Justiça! Justiça? Justiça.

Artigos

0

A conhecida estátua da Justiça faz referência à “deusa” romana que personificava a justiça, correspondente na Grécia, à “deusa” Dice. Os olhos vendados simbolizam a imparcialidade da justiça e a igualdade dos direitos, enquanto que a balança indica o equilíbrio entre o abstrato (o ideal) e o concreto (a prática); já a espada empunhada representa a imposição da justiça pela força.

De outro ponto de vista, o ex-presidente cristão norte americano Theodore Roosevelt afirma que “a justiça não consiste em ser neutro entre o certo e o errado, mas em descobrir o certo e sustentá-lo, onde quer que ele se encontre, contra o errado”.

Segundo as leis do homem a justiça é a aplicação do direito e das leis, ou seja, é a conformidade dos fatos com o direito. Nesse sentido, independentemente da moralidade, ética e valores envolvendo os fatos, a aplicação do direito deve manter a aplicação da lei.

Em um sentido mais amplo de justiça, esta seria a faculdade de julgar segundo o que é justo e direito, o que é certo. Seria um princípio moral e de valor que se invoca para dirimir uma disputa. Nesse sentido amplo, a justiça é algo que iria além das leis escritas, seria a busca pela ética, moral e valores como honra, probidade, integridade, retidão e equidade.

Já segundo a Palavra de Deus, a Bíblia anuncia em Salmos 119.142: “A Tua justiça é eterna, e a Tua lei é a verdade”. Refletindo sobre esse versículo, pode-se perceber que a justiça do Senhor é mais elevada, que Seu julgamento não é restringido pelas leis humanas ou pelo tempo. Ela advém da verdade!

Quando pecamos, cometemos o crime cuja pena é a morte. E, nessa Lei, não há excludente de culpabilidade, nem prescrição ou decadência. O único que pode nos inocentar é Jesus, através da sua apelação final: a cruz. Pois Ele mesmo levou em Seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por Suas feridas vocês foram curados (1 Pedro 2.24).

você pode gostar também Mais do autor