Como acabar com a preguiça?

#Artigos

0

Segundo dicionários, a preguiça pode significar desde a falta de disposição para realizar determinada tarefa, até uma espécie de aversão pelo trabalho. De acordo com a Wikipédia “a preguiça pode ser interpretada como aversão ao trabalho, bem como negligência, morosidade e lentidão”.

Podemos então concluir que preguiça é a negligência, a falta de vontade ou de disposição na hora da realização de determinadas tarefas, atividades, ações ou movimentos. Mas as grandes perguntas são: Quem nunca ficou com preguiça em algum momento ou situação na vida? Quem nunca experimentou, em alguma ocasião, dessa sensação que faz você se sentir o dobro de cansado e torna tudo que você tem que fazer muito mais difícil ou desafiador?

Estas duas perguntas acima podem não ser tão importantes como a pergunta seguinte:  Como acabar com a preguiça? Temos aqui seis sugestões que poderão ajudar na resposta a essa questão:

1 – Faça o certo ficar fácil e o errado ficar difícil (por exemplo: começar o dia com o celular não é o correto, então deixe-o fora do quarto, ou no mínimo longe da cabeceira da cama).
2 – Tome uma única decisão, que ela seja simples, prática e eficiente (por exemplo, guarde o celular ou delete os programas de joguinhos que distraem você).
3 – Aumente a dopamina: para isso, reorganize suas atividades em pequenas tarefas e, a cada realização ou conquista, celebre.
4 – Busque a motivação certa – busque o prazer: Evitar uma dor ou buscar um prazer, para quê? Para ter mais satisfação e desenvolver a gratidão, deve se lembrar que o primeiro a ser beneficiado pelos seus comportamentos e atitudes é você mesmo.
5 – Acredite, não existe gente preguiçosa: as pessoas usam sua energia em outras coisas. Crie uma compensação ou prêmio para aquilo que precisa fazer.
6 – Assuma: Nós somos os responsáveis! Não arranje culpados ou desculpas. Afinal, “os outros são os outros e só”.

Como nos aconselha o sábio no livro de Provérbios, “vai se ver com as formigas” e bom trabalho.

você pode gostar também Mais do autor