A PALAVRA DE DEUS É O NOSSO SUSTENTO

Artigos

0

Ao ler o livro de Êxodos, uma das observações que fiz é o fato de a Palavra de Deus ser o sustento da saúde e o alimento fundamental em nossas vidas. Isso me veio ao coração enquanto lia o relato sobre o maná. Deus decidiu fazer cair pão do céu para dar o alimento ao povo de Israel que peregrinava no deserto após serem libertos do Egito.

Deus havia dado uma ordem ao povo para que durante seis dias colhessem o pão que caísse do céu e recolhessem o suficiente para cada família naquele dia. A orientação era para que não guardassem nada para o dia seguinte. Já no sexto dia, poderiam colher o maná que sustentaria por dois dias para que o sétimo dia fosse para o descanso. E pediu ao povo para que no sétimo dia não fizessem nenhum tipo de trabalho, mas permanecessem quietos.

O Senhor trouxe ainda mais orientações a Moisés e Arão de guardar uma porção do maná dentro de uma vasilha de barro e o colocar na tenda do testemunho para que todos se lembrassem por anos que foi Deus quem trouxe o sustento durante aquele período no deserto. Isso seria uma mensagem ao povo de Israel para que jamais esquecessem de que o Senhor agiu sobrenaturalmente para o sustendo deles.

O interessante é que esse maná que foi guardado ali, nunca se estragava. Posteriormente, ele foi transferido à arca da aliança e permaneceu em seu estado normal por mais de 40 anos. Porém, o maná que descia do céu a cada dia tinha um prazo de validade de apenas um dia. Algumas pessoas, por receio de faltar alimento no dia seguinte guardava o maná, mas a Bíblia diz que no outro dia ele cheirava mal e dava bichos. Porém, o que era recolhido no sexto dia, não se estragava para o sétimo dia. Portanto, o que sustentou esse maná que tinha seu prazo de validade para um dia, dois dias ou anos e anos?

O que sustentou esse maná foi a Palavra de Deus; ela o preservou durante um dia, mas também por anos. Podemos aplicar essa mensagem em nossa vida ao reconhecer que o que nos sustenta em nossa caminhada e em todas as áreas da nossa vida é exatamente a obediência à Palavra. A Palavra de Deus é que sustenta a vida, é que preserva todas as coisas, que protege tudo e faz com que tudo permaneça como está. Se a Palavra Dele for retirada, as coisas começam a se degradar, cheirar mal e dar bichos. O livro de Hebreus diz que o universo é sustentado pela Palavra, ou seja, se ela se recuar, tudo se desfaz.

Para você saber se está no caminho certo, se está agindo de forma correta em alguma área é só observar se o lugar onde está e se os frutos que está colhendo estão saudáveis, cheios de vida. Se começar a cheirar mal, se passarem a afetar de maneira ruim as pessoas a sua volta, mesmo que você esteja no caminho da obediência, saiba que a palavra de Deus já foi retirada desse lugar. Para você ter a certeza de que Deus está com você em determinado projeto, é preciso que haja saúde vinda do céu, se começar haver intrigas e conflitos, saiba que Deus já retirou Sua mão desse projeto.

Nesse momento coloque o seu coração no Senhor, busque-o, só assim saberá se a mão dele permanece ali ou foi tirada; e assim, saberá se é a hora da mudança ou não.

Que Deus te abençoe e traga ao seu coração discernimento da vontade e do propósito dele para sua vida e lembre-se: a Palavra de Deus é o seu sustento!

:: PR. GUSTAVO BESSA

você pode gostar também Mais do autor